quarta-feira, 21 de julho de 2010

Audição Mental

O Prof. Dr. Robert Zatorre estuda as bases neurológicas para eventos relacionados com o som, especificamente, o discurso e a música. Neste seguimento, estudou pacientes com lesões cerebrais, bem como indivíduos sem lesões, utilizando técnicas de mapeamento do cérebro.
Num dos seus principais projectos, Zatorre investiga a capacidade de “ouvir” música na mente, com o objectivo de perceber se é a mesma parte do cérebro que funciona aquando de uma “audição” com origem interna ou externa.
Todos os dias nós utilizamos aquilo é que é chamado a visão mental e a audição mental. Sempre que estamos a raciocinar, a relembrar-nos de acontecimentos passados, ou a imaginar o futuro, usamos estas capacidades mentais, tão difíceis de explicar. Mesmo com os olhos fechados conseguimos imaginar e visualizar qualquer imagem, até em silêncio conseguimos imaginar e ouvir qualquer som.
Vários neurologistas por todo o mundo debruçam-se sobre este estudo, tentando perceber que partes do cérebro são usadas para estas funções.
Foi talvez esta a técnica utilizada por Beethoven, após a sua surdez definitiva. Este, mesmo completamente surdo, conseguiu compor a sua tão famosa 9.ª sinfonia. Desde pequeno que Beethoven demonstrou possuir dotes de um verdadeiro génio musical. É possível que tal como tantos outros compositores da história, Beethoven possuísse um ouvido incrivelmente treinado. Então, após a sua perca de audição, este já não necessitava de ouvir os sons para compor, bastava imaginá-los. Conseguia perfeitamente saber qual era o resultado sonoro daquilo que escrevia. Cada nota, cada escala, cada instrumento estava dentro da sua cabeça. A audição mental (auditory imagery, aural imagery) é uma ferramenta de extrema importância para os músicos e maestros. Assim, à semelhança de que Beethoven fazia, estes podem imaginar o som, a articulação e a dinâmica que pretendem, podendo assim anteciparem-se de forma a eliminar e/ou evitar qualquer tipo de falha.

Sem comentários:

Enviar um comentário