quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ouvido

Como vimos anteriormente, o cérebro comanda todo o nosso corpo, este desempenha um papel fundamental na audição, na leitura, na performance, no canto, na improvisação e também na composição. Para estas tarefas é necessária a intervenção dos vários sentidos do nosso corpo. Começamos pela audição, um dos sentidos mais essenciais para a música. Graças a este sentido conseguimos ouvir os mais diversificados sons e transformá-los em impulsos nervosos, que o nosso cérebro descodifica. Uma das coisas mais notáveis desse processo é a maneira completamente mecânica com que acontece. Para entender como funciona a audição, é preciso compreender primeiro o que é um som.
O som é caracterizado por variações de pressão, que necessitam de um meio compressível para o seu deslocamento. São ondas mecânicas portanto, que necessitam de um meio físico para a sua propagação. No entanto, não são todas as flutuações de pressão que produzem um estímulo auditivo no ser humano. Como na sensação de visão, onde apenas conseguimos ver as radiações a que damos o nome de luz visível de todo o espectro electromagnético, na audição apenas uma faixa limitada da frequência pode produzir a sensação de audição humana. O som é uma forma de energia, que é transmitida pela colisão sucessiva de moléculas, umas contra as outras. Na gama de frequências de 20 até 20 kHz as ondas de pressão no meio podem ser humanamente audíveis, mas com graus de sensibilidade diferentes, devendo também ser levada em consideração a amplitude do som na determinação da audibilidade humana.
Quando algo vibra na atmosfera, move as partículas de ar. Desta maneira, o objecto que está em vibração envia uma onda flutuante de pressão através da atmosfera (ondas de compressão e rarefacção). Nós ouvimos sons diferentes por causa das variações na frequência de onda sonora. Uma frequência de onda mais alta significa que se estão a dar mais flutuações num determinado período de tempo, assim, ouvimos então um som mais agudo. Por outro lado, quando há poucas flutuações num determinado período de tempo, o som é mais grave. O nível de pressão do ar em cada flutuação, a amplitude das ondas, determina a altura do som.
Para ouvir sons, o ouvido necessita de captar o som e direccioná-lo para o canal auditivo do ouvido, sentir as flutuações na pressão do ar e transformar essas flutuações num sinal eléctrico para que o cérebro o possa entender.
O Ouvido: Divide-se em 3 partes

Ouvido externo: Recolhe e redirecciona as ondas sonoras para o interior do aparelho auditivo
Ouvido intermédio: Transforma as ondas sonoras em energia mecânica
Ouvido interno: Transforma a energia mecânica em ondas de pressão hidráulica e finalmente em impulsos eléctricos

Sem comentários:

Enviar um comentário