quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Música do Cérebro

Há cada vez mais um interesse maior na relação entre o cerebro e a música. A atractiva similaridade entre as ondas cerebrais e o ritmo da música tem motivado muitos ciêntistas para procurar uma conexão entre elas. Várias tentativas têm sido feitas para tentar converter ondas cerebrais em música.
Uma equipa de pesquisadores da Universidade de Ciência Eletrónica e Tecnologia da China criou um método para transformar a atividade elétrica do cérebro em... música.
A equipa usou "regras de sonificação" para transformar as ondas de eletricidade cerebral, medidas por eletroencefalograma (EEG), em notas musicais. A amplitude do sinal elétrico é transformada em notas musicais; a mudança de energia do EEG é transformada na intensidade da nota; e o período da onda é transformado na duração das notas.
O resultado, que o trio chama de "música sem escala", é diferente dependendo do estado mental da pessoa: "música" animada durante o sono REM e sons lentos e tranquilos durante o sono profundo.
Estas regras de sonificação vêm permitir a identificação, por meios auditivos, do estado cerebral de pacientes, oferecendo desta forma uma estratégia em tempo real para monotorizar a actividade cerebral e a potencialidade da terapia de feedback neurológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário