quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sensações de Audibilidade

Na realidade, nós não conseguimos ouvir um som puro, pois este passa por alguns processos complexos até chegar ao nosso cérebro. O que nós temos é a sensação de audição. Acontece o mesmo com os nossos outros sentidos. Então, o nosso corpo, apesar de receber os sinais, estes podem já ter sofrido graves alterações em relação à realidade, podendo mesmo tornarem-se incompreensíveis. Desta forma, tudo o que é absorvido através dos nossos cinco sentidos é transformado em sensações.
Na audição existem três sensações auditivas primárias associadas a um determinado som musical, nomeadamente: altura, intensidade e timbre.
A altura de um som é uma característica sensorial, que resulta da frequência. Esta desempenha um papel fundamental na música, porque o nosso sistema auditivo possui um extraordinário poder separador, podendo discernir nitidamente, em média 300 pequenos intervalos (savarts).
A intensidade do som é a quantidade de energia que cada movimento vibratório contém. Pode ser medida de duas formas: a energia contida no movimento vibratório (W/cm2) e a pressão do ar provocada pela onda sonora (BAR). Devido à sua variação logarítmica, ambas as unidades são de difícil tratamento e recorre-se então a uma escala auxiliar, para a avaliação da intensidade, que é o decibel (dB).
O timbre é basicamente a “cor” do som. Depende de inúmeros factores tais como, o número e a intensidade dos componentes e os períodos transitórios.
Existem vários factores que podem alterar estas sensações, e são bastante importantes, pois estes podem ter um peso muito importante no nosso percurso musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário