terça-feira, 20 de julho de 2010

Evolução


Desde o início dos tempos, o ser humano tem sofrido enormes alterações sendo uma das principais a nível do cérebro. Sempre que este complexo órgão do nosso corpo crescia, ia permitindo um grande desenvolvimento a nível físico e mental. Com esta evolução, outras foram surgindo, o homem tornou-se bípede, o seu corpo cresceu, as suas mãos transformaram-se, aprendeu a comunicar, construiu engenhocas, aprendeu a manobrar o fogo, e talvez o factor mais importante, aprendeu a pensar. Surgiu então uma nova era, a nossa espécie organizou-se em grupos e juntos derrotaram os inimigos mais temíveis, adaptando-se assim às mais variadas situações.
Agora a caça já não era necessária, pois o homem tinha aprendido a cultivar e a pescar. Estas sociedades passaram então de nómadas a sedentárias e assim começaram a surgir as primeiras formas de arte, nomeadamente a pintura e a música. Cada povo tinha as suas culturas e tradições, tal como acontece na actualidade. As pinturas rupestres e as flautas de osso, provenientes desse tempo, são provas irrefutáveis disto.

Estudos recentes pretendem compreender melhor a importância que a arte teve na nossa evolução. Muitos dados sugerem que a arte não é um resultado da nossa evolução, mas sim uma das causas para a mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário