quarta-feira, 21 de julho de 2010

Visão / Leitura

Outro sentido muito importante no campo da música é a visão. A grande maioria dos músicos necessita de ler partituras. A música possui a sua própria linguagem, que não é universal. A notação musical é o nome dado a qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente as melodias, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor. O sistema de notação mais utilizado actualmente é o sistema gráfico ocidental. Existem muitos outros sistemas de notação, sendo que, muitos deles também são usados na música moderna.
O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota, que representa um único som e as suas características básicas, a duração e a altura. Os sistemas de notação também permitem representar outras características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental.
O sentido da visão desempenha um papel fundamental na actividade musical. A notação musical é de extrema importância para a aprendizagem musical. Então, para tal, para além da audição é necessária a visão.
Os olhos são as janelas do corpo para o mundo. Como uma câmara de vídeo, detectam o mundo em movimento e a cores e transformam-no em pequenos sinais eléctricos. Estes sinais são impulsos nervosos, que se dirigem para o cérebro para serem analisados. Leitura à primeira vista designa a leitura e a execução de uma peça musical escrita, especificamente por um músico que nunca a tenha visto antes. É um processo complexo, porque é necessária a leitura e a execução instrumental ao mesmo tempo. No piano, a leitura à primeira vista é extremamente difícil, devido aos complexos ritmos e à sobreposição de muitas notas para cada mão. São então necessárias algumas técnicas, tais como: bases fundamentais de técnica e leitura; habilidade e agilidade motora; habilidade para ler, reconhecer, e lembrar-se de grupos de notas (direcções, frases, acordes, padrões rítmicos e melódicos, temas, inversões intervalos); habilidade para ler e memorizar os compassos à frente do que está a ser tocado; audição mental; habilidade para manter a pulsação e estar ciente da estrutura e teoria da música.
Para além do domínio técnico instrumental e da agilidade mental é necessário um incrível processamento de memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário