quarta-feira, 21 de julho de 2010

Audição

No fenómeno da audição sucedem-se três fases:

1.ª – Fase Física, que consiste na recolha das ondas de compressão – rarefacção originadas pelas vibrações da fonte sonora;
2 – Fase Fisiológica, que compreende o funcionamento do complexo mecanismo das membranas, músculos, líquidos, tecidos e nervos constituintes do aparelho auditivo;
3 – Fase psíquica, que é feita no cérebro e pelo cérebro, sendo a sensação consciente de audição.

Fase física e fase fisiológica:
As ondas de compressão-rarefacção são encaminhadas pelo canal auditivo até ao tímpano, fazendo-o vibrar, o que faz vibrar também os três ossículos. Quando a base do estribo entra em vibração, a janela é encurvada para dentro e as ondas sonoras são transmitidas à perilinfa da cóclea. As ondas fazem vibrar a membrana basilar do órgão de Corti, enquanto a membrana tectória deste se mantém estática. Isto faz com que os estereocilios do topo das células ciliadas entre as duas membranas se friccionem de uma forma intermitente. O deslocamento dos cílios desencadeia o disparo de um sinal nervoso pelo nervo coclear. Este forma com o nervo vestibular o nervo vestibulococlear (nervo auditivo).
Os impulsos nervosos penetram no cérebro pelo núcleo coclear do bolbo raquidiano e são enviados para a zona cerebral auditiva do lobo temporal onde vão ser interpretados. Esta zona está relacionada com a zona de memória auditiva e á do “centro de linguagem”. Há dois nervos auditivos, provenientes de cada ouvido e existem também duas zonas auditivas, uma em cada hemisfério cerebral.

Fase psíquica:
Depois da recolha das ondas sonoras (a sua conversão em energia mecânica e em ondas de pressão hidráulica e finalmente em impulsos eléctricos), falta a última ligação da cadeia auditiva, que consiste na passagem de um número enorme de sinais sonoros para o cérebro. Só depois destes sinais serem recebidos e interpretados pelo cérebro é que tomam sentido sonoro para quem ouve, podendo causar várias sensações, tais como harmonia, paz, tristeza, calma, melancolia, alegria e mesmo energia.
Um som pode produzir emoções e reacções físicas diferentes de pessoa para pessoa. Para isso, o cérebro tem um “centro de memória auditiva”, que começa a absorver e a gravar informações sonoras quase desde a nascença. Assim, um adulto “normal” pode armazenar à volta de meio milhão de sinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário